Serra da Estrela

fevereiro 12, 2007 às 11:12 am | Publicado em Viagens em Portugal | 4 Comentários

Estava aqui pensando sobre qual viagem escrever primeiro, pensei, pensei e pronto, decidi: Serra da Estrela. Por que? Porque foi a última e a última esta sempre mais fresca na memória e tras sempre um gostinho na boca da comida que experimentamos, um cheirinho às coisas que vimos…

Mas para não me alongar em filosofias, vamos à Serra da Estrela:

A Serra da Estrela é a maior elevação em Portugal Continental, sim porque para quem não sabe, portugal se constitui daquele pequeno pedaço da Europa e mais algumas ilhas sendo elas a Ilha da Madeira e os Açores, um arquipélago. Mas voltando à Serra, ela tem 1993 metros de altitude e perde apenas para o Pico, nos Açores em altitude na República Portuguêsa.

Aqui, apesar de frio, não chega a nevar em todo o país, salvo algumas excessões como aconteceu no ano passado e nesse ano em Lisboa, mas geralmente neva apenas em algumas regiões do norte e nas Serras, principalmente na Serra da Estrela, então, esse é o destino preferido no inverno, para quem gosta de esportes da época fria.

Desde que mudei para cá vou lá todos os anos, além da neve a serra tem outras coisas que encantam: a paisagem linda com e sem neve, o queijo que é maravilhoso, os cães da serra da estrela, uma espécie que só existe lá e são maravilhosos e mansinhos, o museu do pão em Seia e ainda se pode comer muito bem por aqueles lados.

Esse ano, pela primeira vez encontrei uma Serra da estrela quase sem neve, o que eu nunca tinha visto nessa época do ano… Foi uma pena porque subimos mesmo à procura da fofura branquinha da neve. Mas não desanimamos e acabamos por ver algumas outras coisas bem interessantes como a lagoa comprida e a paisagem sem neve.

Serra da Estrela em 2006:

linharesserradaestrela-057.jpg

Como da pra perceber, quase sem neve, mas vou ficar devendo para vocês as fotos da Serra em anos anteriores porque o CD com as fotos está emprestado, mas prometo atualizar isso assim que os tiver de volta, ok?!

Na ida resolvemos conhecer algum lugar que ficasse pelo caminho, para aproveitar a viagem para aqueles lados, e optamos por Linhares da Beira, que eu já conhecia, mas não o restante do grupo. Foi uma ótima escolha porque é uma terra linda, muito conhecida pela prática de parapente e porque eu pude conhecer o castelo por dentro, coisa que não consegui fazer na primeira vez que lá fui porque estava fechado.

Linhares Linhares Linhares

Castelo de Linhares Castelo de Linhares Castelo de Linhares

linharesserradaestrela-026.jpg linharesserradaestrela-027.jpg linharesserradaestrela-030.jpg

linharesserradaestrela-032.jpg

4 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Conheço… gostoso demais ir pra Serra. Olha, quando voltar por lá, vá até uma vila gostosinha chamada Loriga, é onde meu marido nasceu. Ele ainda tem uma tia que vive lá sozinha tadinha. Mas é teimosa, não quer vir viver aqui de jeito nenhum.rs
    Ano passado estivemos em Loriga, no começo de dezembro, um friiiiooo… a noite fomos até Seia tomar uns copos… de vinho.rs

    Beijim!

    Ps. Começou bem o novo blog, tá ótima a matéria. Sei não viu, mas eu acho que como economista tu tá me saindo uma ótima jornalista/escritora ou qualquer coisa do gênero. rsrs

  2. Ah, esqueci… fala pra esse cãozinho descer do telhado… pode cair e quebrar a pata..rs

    Fiquei morrendo de medo dele cair, coitado, mas não tinha quem fizesse ele descer de lá! Deve estar acostumado com aquelas aventuras! 😉 Bjo

  3. Que lindo esse new blog…Amei amiga e sempre estarei aqui 🙂
    Bjokas

  4. Muito legal esse post!!!
    Pena que esse ano você não viu neve por ai… mas já vale o passeio!!
    beijos


Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.