Dublin

abril 17, 2007 às 11:31 am | Publicado em Viagens na Europa | 2 Comentários

Era uma terça-feira quando chegamos a Dublin, na Irlanda. Não sabia bem o que esperar dessa cidade porque a Irlanda nunca foi daqueles bem daqueles países da lista não-posso-morrer-sem-conhecer, mas já que íamos a Inglaterra e queríamos um outro destino próximo para aproveitarmos mais a viagem, foi meio que lógico termos escolhido a Irlanda, ali pertinho e cheio de mistérios.

No aeroporto, pegamos a fila para carimbar os passaportes e quando chegou a nossa vez, nos fizeram algumas perguntas e uma delas foi a data que iríamos embora do país, o carimbo no passaporte – <i>verde, como quase tudo na Irlanda</i> – nos dava visto somente até o dia exato da nossa volta, nem um dia a mais, o que causou estranheza já que normalmente os países europeus nos dão vistos de 6 meses. Mas tudo bem, não tencionavamos ficar mais do que os 5 dias destinados a princípio.

Nos informamos no balcão do aeroporto, ainda, como chegar até a cidade, sim porque o aeroporto ainda fica a mais ou menos 1:30h de Dublin e alguns passeios para se fazer na cidade, pegamos o ônibus mesmo em frente ao aeroporto e seguimos viagem pelas paisagens, na maior parte das vezes, campestres da Irlanda, a vista do avião já nos mostrava grandes campos verdes em todo o país. Depois de algumas informações com o motorista do ônibus – muito simpático, diga-se de passagem – conseguimos chegar ao rio <b>Liffey</b> onde, em uma das margens encontraríamos o nosso Hostel.

Andamos um bocadinho, perguntamos algumas vezes mas chegamos bem em um hostel muito bem localizado e bem organizado, bem próximo ao Temple Bar, rua onde se concentram a maior quantidade de pubs da cidade, onde teríamos a oportunidade de experimentar a tão famosa cerveja Guinness, já que tudo em Dublin gira em torno dessa famosa cerveja. Mas voltando ao hostel, ficamos em um quarto no 2º andar, com 10 camas (!!!) mistas, o que significa que dormem 10 pessoas, homens e mulheres, de várias nacionalidades todos juntos naquele quarto, mas não tivemos problemas, as pessoas eram bem divertidas e chegamos mesmo a conhecer algumas delas de conversas quando estávamos no quarto. É sempre bom conhecer pessoas novas, de países diferentes e culturas diferentes.

Muito bem, acomodadas, era hora mesmo de colocarmos o pé na estrada e começarmos a conhecer Dublin. A cidade não é muito grande, tem muitos parques e casas muito charmosas com portas coloridas, é também cheia de pubs e tem algumas ruas onde só passam pessoas, proibidas para carros, onde tem grandes lojas mundialmente conhecias. Outra coisa que chamou muito a minha atenção foram as placas, por toda a cidade as placas estavam escritas em inglês, lingua oficial na Irlanda, mas também em gaélico a lingua celta, o que dá um ar misterioso àquela pequena cidade.

Não vimos muitos transportes públicos em Dublin, a não ser para ir para locais fora da cidade sendo alguns ônibus e dois trens, o Darth que faz o percurso norte e sul e o Luas que faz leste, oeste. Andamos no Darth que nos leva por um ótimo passeio pela orla da Baía de Dublin e de Howth a praia de Bray onde ficam os casarões dos famosos de Dublin, incluindo a do Bono do U2, passando por Dún Laoghaire, porto de onde Gulliver partiu rumo a Liliput nas aventuras de Jonathan Swift. Pois é, Dublin é a cidade natal de grandes escritores – como o Jonathan Swifty e o Oscar Wild – e cantores – como o grupo U2, The Coors, Enya – Mas também não admira já que eles estão sempre com um livro na mão ou um instrumento tocando e podemos ouvir pessoas a tocar em vários pontos nas ruas de Dublin.

Uma coisa ruim da Irlanda são as chuvas, chove muito em Dublin, nós fomos na primavera, Londres que também é conhecida por ter mau tempo estava sempre com o sol radiante, mas Dublin… Choveu todos os dias pelomenos uma vez por dia! Mas como dizem os locais “Se em Dublin chove muito, dentro dos pubs não chove!” e é lá que eles estão sempre que saem dos seus trabalhos. Pedem uma Guinness – <i>mas a Irlanda também é muito conhecida pelo seu uisque e o baleys</i> – para começar e conversam muito! Achei que eles são bem simpáticos e divertidos, ou será talvez efeito da Guinness? De qualquer forma conhecemos várias pessoas locais que nos falaram sobre a cidade, como também pessoas de vários lugares, turistas ou que foram a Dublin a trabalho, mas principalmente norte americanos e holandeses.

Enfim, para resumir, se for a Dublin:

* Não esqueça o guarda-chuvas, mesmo que seja verão!
* Prepare-se para esperar muito tempo pelos ônibus, eles são poucos e por isso demoram mesmo! Eu fiquei uma hora debaixo de chuva a espera de um para voltar para o centro de Dublin
* Não deixe de visitar o Malahide Castel que é lindo! E se tiver sol dê um passeio pelos jardins, eu fiz isso debaixo de muita chuva e mesmo assim valeu a pena,
* Não deixe de ir a aldeia de pescadores a norte chamada Howth e dar um passeio pela cidade mesmo, tem uns recantos muito lindos,
* Não deixe de ir a Baía de Bray, mesmo que você não veja a casa do Bono, o lugar é lindo
* Dê um passeio no parque e tire uma fotografia com a estátua do escritor Oscar Wild sentado em uma pedra
* Va conhecer os pubs da Temple Bar e procure algum com música celta! É muito lindo! Se puder ver eles dançando também vale a pena!
* Va a St. Patrick´s Cathedral
* Procure um mercado que tem lá que vendo só roupas punks e góticas, mesmo que não seja o seu estilo, você vai se divertir! – <i>esse eu não sei se há sempre, mas tinha toda estrutura que fosse permanente, encontramos por acaso andando pela cidade</i>.
* No meio da cidade tem o antigo palácio que é aberto a visitação, se puder, dê uma passadinha por lá tb!
* Nos bares eles as vezes servem umas linguiças gratuitamente, experimente! São boas e ainda te ajudam a aguentar mais tempo de Guinness.
* Ah! Não deixem de procurar pelo Leprechaun e cuidado com as coisas que ele te obriga a fazer 😉

Piódão

março 19, 2007 às 10:04 am | Publicado em Viagens em Portugal | Deixe um comentário

Escondida entre a Serra do Açor e a Serra da Estrela encontramos Piodão, uma aldeia de

casas altas, construidas em xisto, pedra típica da região, já visível nos caminhos tortuosos que cruzamos para chegar até lá. As portas são todas azuis, cor que contrasta bem com a pedra, as janelas também são azuis e todas com cortinas brancas por dentro, percebe-se o cuidado que os moradores têm com a sua pequena aldeia, mas não se sabe ao certo o porquê do azul, há várias teorias inclusive uma bem simplista que diz que, devido à grande dificuldade de acesso a aldeia, um dia chegou até lá uma lata de tinta azul e teve de ser com essa mesmo que pintaram suas portas e janelas. Contrastando com todo o resto uma igreja. Branca e com torres de formatos pouco comum tem destaque quando olhamos da aldeia de longe.

Em 1978 Piódão foi considerado imóvel de interesse público e a partir de então passou a ser melhor preservada, mas só depois quando a aldeia passou a fazer parte da Rota de Aldeias Históricas de Portugal todas as casas feitas em cimento tiveram de ser recobertas de xisto e ter o seu telhado coberto por lousa.

Ao chegarmos encontramos logo bancas com vendas de artesanato, a sua maioria também em xisto afinal de contas, como já foi dito, é um material de fácil acesso nesta região. Mas também têm mantas, sapatos de lã, licor, entre outras coisas.

Quem quiser saber mais clique aqui, aqui e aqui.

Minhas dicas para quem visita Piodão:

• Leve dinheiro, não há caixas de bancos para retirar dinheiro e, pelo que vimos, pouquíssimos lugares por lá aceitam cartão
  • Se forem passar um final de semana, aproveitem para ficar na Pousada da Inatel, que foi construida de acordo com a decoração da aldeia, mas é muito confortável
  • Ir com calçado confortável e disposto a fazer exercícios já que, para conhecer a aldeia, tem de subir e descer muitos degrais.
  • Faça uma parada no Mirante da Aldeia do Avô, tem uma vista linda.

Mais fotos no Flickr

Curiosidade: Portugal tem muita lousa (aquela mesma dos quadros de giz das escolas) em seu território e exporta quase 90% da sua produção. A lousa, além de fazer os quadros de giz é também muito usada para as mesas de bilhar porque é a única rocha capaz de ter uma superfície completamente lisa. Na França vários telhados dos palácios antigos eram feitos em lousa, mas sua “mina” de lousa foi fechada pelo governo como patrimônio cultural do país e, desde então, eles importam lousa de Portugal.

Sabugal, Sortelha e Belmonte

março 17, 2007 às 9:26 pm | Publicado em Viagens em Portugal | 1 Comentário

Aproveitamos um dos dias do feriadão para irmos conhecer um pouco mais das terras de Cabral, isso ao pé da letra mesmo afinal fomos a Belmonte, aldeia natal de Pedro Alvares Cabral.

Começamos a viagem por Sabugal, que é uma aldeia histórica muito bem conservadinha, com um castelo lindo, ao menos por fora já que ficamos a espera de abrir um tempão e nada, acabamos seguindo viagem porque ainda tínhamos mais pela frente! Umas fotos:

Depois de lá, fomos a Sortelha, uma outra aldeia histórica, essa bem menor, com pouquíssimos habitantes, toda em pedra, dentro de muralhas, muito linda! Como sempre, com um castelo ao alto também muito interessante e bem antigo. Lá podemos ver também mulheres a fazer cestas de palha pelos cantos da aldeia, além de vendas de artesanato e velharias. Gostei muito de ter conhecido.

Por fim chegamos a Belmonte, aldeia onde nasceu Pedro Alvares Cabral. Acho que todo brasileiro devia ir lá porque mostra bem o encontro dos dois países. Cabral foi filho de Fernão Cabral, alcaide-mor de Belmonte e o rei deu a eles o castelo que foi transformado em habitação para a família Cabral. Logo ao lado tem uma igreja muito bonitinha, toda em pedra onde foi batizado Pedro Alvares Cabral e todos em Belmonte naquela época. Tem também o panteon (ou panteão como se diz em Portugal) com o túmulo de membros da família dele e o dele próprio.

A aldeia, além disso, tem 3 ou 4 museus, entre eles um sobre o rio Zêzere, o maior de Portugal, outro sobre os judeus e ainda um sobre o azeite já que um dos símbolos da cidade é uma prensa de azeite. Estão terminando mais um museu, que será no antigo Solar dos Cabrais (outra residencia da família Cabral) sobre os descobrimentos. Vale mesmo a pena ir lá!

Miramar e Parque La Salette (Oliveira de Azeméis)

março 17, 2007 às 9:24 pm | Publicado em Viagens em Portugal | Deixe um comentário

Esta era a vista da minha janela no sábado de manhã… Foi realmente desanimador, mas resolvemos sair assim mesmo… Pegamos uma chuva de granizo no caminho mas depois o sol se abriu mais e mais a medida que íamos para norte e o passeio que não prometia nada acabou por ser maravilhoso, fomos seguindo pelas praias, desde Espinho até Gaia, quando entramos pelas margens do Rio Douro para pegar uma das pontes para o Porto e a pista estava alagada. Isso mesmo, o rio Douro transbordou com tanta chuva e tanto a ribeira de Gaia quanto a do Porto estão assim, cheias de água. Ainda consegui fotografar Gaia, mas no Porto foi impossível, se as ruas lá já são atrofiadas e pequenas, imagina com aquela parte cortada ao trânsito! Passamos horas em engarrafamentos mas foi compensado com uma ótima Francesinha no Capa Negra no Campo Alegre, hummmm…

No passeio descobrimos, em Miramar, uma capela no mar, em cima de umas pedras, quando a maré está alta que deve ficar mesmo dentro do mar, linda, aí vão as fotos para vocês verem:

Capela Miramar Capela Miramar Capela Miramar

Interior da Capela Pegadas Mar Revolto perto de Gaia

Alagamento em Gaia Alagamento em Gaia Alagamento em Gaia

No domingo, com sol lá fora, aproveitamos para passear no parque La Salette e tirar mais algumas fotos, mas o tempo virou já perto da hora de irmos embora e o que estava sendo um final de semana agradável de outono, já anuncia o inverno de verdade com ventos fortes e frios e a falta de sol.

As fotos do parque:

Parque La Salette Parque La Salette Parque La Salette

Pedras Parideiras e Outras Aventuras

março 17, 2007 às 9:22 pm | Publicado em Viagens em Portugal | Deixe um comentário

Usamos bem o tempo que temos, já que fomos dar alguns passeios interessantes por estes dias. O primeiro foi a Serra da Freita para vermos as famosas Pedras Parideiras, um fenômeno geológico raro, mas que acontece nesse lugar. Uma rocha que dá origem a outras pedras menores, daí o nome de Pedras Parideiras… Lembrando que ontem foi o dia da mentira na Espanha, para os que pensam que eu ando a querer engana-los por este motivo cliquem aqui e aqui para tirar a prova.

Na quarta pegamos o carro novamente e rumamos para os lados de Arouca, mas quase não estivemos na cidade, só o tempo de pegar o mapa para chegarmos às aldeias históricas e pé na tábua rumo à aventura. A primeira paragem foi no museu dos Trilobites que são organismos conhecidos apenas como fósseis mas que viveram em toda a era paleozóica e povoavam os ambiêntes oceânicos. Tudo isso seria bastante interessante se o museu estivesse aberto. Havíamos sido informados de que estava aberto a visitação até as 17:30, mas ao chegarmos lá, bem antes dessa hora, estava tudo fechado. Não fomos os únicos a voltar da porta, havia um outro casal de visitantes que também não pôde ver a atração. Uma pena…

De lá seguimos em estradas tortuosas até Alvarenga, conhecida pelo “bife de Alvarenga”, mas não experimentamos porque a noite já nos esperava um jantar de aniversário que não podíamos perder.

Alvarenga é bonitinha, mas não era bem uma aldeia histórica como queríamos ter visto, mas valeu a visita. Voltando para casa e não muito contentes com nossas visitas resolvemos entrar por uma estradinha com uma placa escrita “Paradinha”. A estrada em si já era uma aventura já que era bem estreita, de terra e muito tortuosa, seguindo um abismo em um dos lados. O sol, já a querer sumir no horizonte nos tirava a visão em muitos pontos o que fazia com que a estrada ficasse ainda mais perigosa… Cheguei stressada ao local! Um miradouro para uma aldeia e um rio lá em baixo muito lindo.

Voltamos a casa a tempo de nos arrumarmos mara o jantar de aniversário de uma grande amiga que fechou nossa quarta-feira com chave de ouro! Foi muito bom!!!!

Vamos às fotos:

Centro de Arouca Museu dos Trilobites Em Redor do Museu dos Trilobites

Rio Caminho para Alvarenga Vista do miradouro depois da estrada tortuosa

Vista do miradouro depois da estrada tortuosa Ponte na estrada, que medo! arouca-018.jpg

Castelo da Feira

março 17, 2007 às 9:21 pm | Publicado em Viagens em Portugal | Deixe um comentário

Como o assunto ontem foi sobre Santa Maria da Feira, aproveito para mostrar que aquela terra não tem só a Festa das Fogaceiras, há também um castelo muito lindo que eu adoro visitar e, claro, levei a Ana lá para conhecer. Mas a Feira tem também festivais de cinema luso-brasileiro, feira medieval… Mas vou falando nisso no seu devido tempo, por enquanto vou ficar pelo castelo mesmo.

O Castelo da Feira tem sua origem no século X, ou seja, mesmo antes da constituição de Portugal. romanos, visigódos e árabes deixaram suas marcas por este castelo que foi recentemente restaurado e aberto novamente ao publico com novidades. Quem quiser saber mais sobre o castelo, incluindo história, clica aqui.

Eu vou me limitar a postar as fotos lá tiradas – que não são muitas – já que nesse site tem a história muito melhor explicada do que eu poderia contar para vocês, não é mesmo? E vamos às fotos!

Castelo da Feira Castelo da Feira feira-com-aninha-001.jpg

Castelo da Feira Castelo da Feira

A Espera do PrÃncipe

Mosteiro da Batalha

março 17, 2007 às 9:19 pm | Publicado em Viagens em Portugal | Deixe um comentário

Mais um dos passeios que fizemos enquanto a Aninha estava por aqui foi ao Mosteiro da Batalha (ou Convento de Santa Maria da Vitória) que foi mandando edificar por D. João I, mestre de Avis e primeiro rei da dinastia de Avis, como agradecimento pela vitória na Batalha de Aljubarrota.

Não é a primeira vez que eu vou a este monumento que é patrimônio cultural da humanidade, mas sempre que vou me encanto com a sua beleza e detalhes na sua construção. Desta vez fomos em um dia que variava entre o sol e o nublado e dentro da igreja percebia-se a variação pelas luzes coloridas que vinha dos vitrais, lindo! Vale a pena a visita.

batalhafatimaourem2-009.jpg batalhafatimaourem2-046.jpg batalhafatimaourem2-047.jpg batalhafatimaourem2-059.jpg

batalhafatimaourem2-054.jpg batalhafatimaourem-002.jpg batalhafatimaourem-009.jpg batalhafatimaourem-013.jpg

Ha uma parte no mosteiro que ficou inacabada: o panteão de D. Duarte, ou mais conhecida como as capelas imperfeitas que são espetaculares, penso que é a parte mais trabalhada de todo o mosteiro, com muitos detalhes nas paredes e portadas e o túmulo de D. João II e D. Leonor que representa os dois de mãos dadas, muito lindo.

batalhafatimaourem2-045.jpg Túmulo de D. João II e D. Leonor batalhafatimaourem2-050.jpg

batalhafatimaourem2-051.jpg batalhafatimaourem-018.jpg batalhafatimaourem2-063.jpg

batalhafatimaourem-015.jpg batalhafatimaourem-027.jpg batalhafatimaourem-017.jpg

Santiago de Compostela

março 17, 2007 às 9:18 pm | Publicado em Viagens na Europa | Deixe um comentário

Acabamos por fazer uma viagem inesperada a Santiago de Compostela [site em galego, muito parecido com o português], depois de 3 anos exatos voltei àquele lugar místico e maravilhoso. Dessa vez caminhamos mais pelo centro histórico, mas já não fomos ao museu da catedral. Tudo bem, não é assim tão interessante mesmo… Mas vimos uma exposição interessante e gratuita por lá.

O que dizer de Santiago? A primeira vez que lá fui pensava em encontrar uma aldeiazinha, pequena com caminhos em pedra ou areia, apenas com a catedral imponente a espera dos peregrinos que vinham aos montes. A parte dos peregrinos era verdade, mas Santiago de Compostela é uma cidade, aliás, uma cidade bem grande com tudo o que se precisa para esse título. Fiquei um bocado decepcionada por isso, mas ao chegar a catedral esquecemos tudo o mais porque é linda e tão cheia de história e misticismo.

Bom, ontem, vendo um programa de história de Portugal [A Alma e a Gente, com José Hermano Saraiva] por coincidência falaram em São Tiago e o historiador falou que, aqui em Portugal e Espanha, ele era conhecido como Santiago Matamouros (Mata-Mouros) porque, segundo a lenda, na época da guerra contra os mouros nestes países eles pediam a ele a vitória e Santiago descia em seu cavalo branco e acabava com os mouros, assim, os cristãos venciam sempre e expulsaram os mouros do território português e espanhol, por isso a imagem de Santiago é ele sobre um cavalo Branco com uma lança e com o cavalo pisando uma pessoa.

Gosto muito de ir a Espanha, eles cuidam muito bem dos seus patrimônios e tem sempre acontecimentos interessantes em volta. Sem contar que as espanholas são muito fashions 😉 Adoro vê-las e o povo lá é muito animado.

Bom, vamos às fotos, aliás, dessa vez não tenho nenhuma foto minha, foram todas tiradas pelo trio de Fotógrafos Pedro Evangelista, Fernando Oliveira e Laura Jorge [obrigada, ficaram ótimas!]. Vamos a elas:

Vigo Vigo Santiago - Catedral

Catedral Santiago Santiago - Catedral

Interior da catedral Santiago Santiago - Catedral

Decoração de Natal Decoração de Natal Eu em Santiago

Ciudad Rodrigo & Salamanca

março 17, 2007 às 9:14 pm | Publicado em Viagens na Europa | Deixe um comentário

Aproveitei o feriado de dia de finados aqui em Portugal para irmos para a Espanha. Fomos para Ciudad Rodrigo e Salamanca. Como sempre, a Espanha tem coisas belíssimas e grandiosas para se ver, adorei!!!!

Primeiro fomos para Ciudad Rodrigo, uma cidade onde o centro histórico fica dentro de muralhas. Antes de ser construída a cidade em volta, era apenas aquela aldeia dentro dos muros. Apesar de pequena, da para perceber, no entanto, que devia ter sido uma aldeia importante pois tem uma grande sé e bons casarões!! O mais curioso é que as grandes casas têm todas brasões virados nas esquinas, talves para que as pessoas que venham por qualquer uma das ruas possam ver o brasão da casa da esquina.

Ficamos em um apartamentozinho mesmo dentro das muralhas, o que nos facilitou a vida porque podíamos andar ali a qualquer hora sem grandes preocupações com a distancia e, para estar dentro do centro histórico, aquilo foi até barato, pagamos uns 48€ por noite para três pessoas.

A noite é que foi meio decepcionante, saímos umas 22h para um café e percebemos que a cidadezinha estava meio vazia, mas logo descobrimos onde ia acontecer uma festa de Halloween e os pontos da cidade. Acontece que a noite mesmo por lá só começava lá para as 2:30h da manhã e a gente, por ter andado o dia todo e ter acordado cedo para a viagem, já não tinha assim tanto pique para esperar. Resolvemos ir para o apartamento esperar a hora e… pumba! Dormimos… Nada de night em Ciudad Rodrigo.

Mas o dia valeu!!!! Umas fotos:

Salamanca também é maravilhosa, cheia de histórias e como é uma cidade universitária, é sempre cheia de diversão. A universidade é um dos prédios mais bonitos da cidade, mas também a biblioteca que é conhecida como casa das conchas, as duas catedrais [nova e velha] que são construídas uma ao lado da outra e os conventos maravilhosos!!! A única coisa que decepcionou foi o museu Casa Liz de arte nuveou e art Decó… Mas tudo bem, vale pelo espaço que é lindinho!!!

No almoço comemos uma paella maravilhosa e depois fomos às sobremesas nos doces típicos espanhois na Plaza Mayor que é a maior praça da Espanha e a maior da Europa. É mesmo linda!!!

Aproveitei e comprei umas castanholas e já estou aprendendo a tocar… Quem sabe depois mostro para vocês!!! Vamos às Fotos:

Esta última foto é do interior da Universidade Pontifica de Salamanca. Essas nomes na parede são comuns por lá, não só nas paredes internas da universidade mas também fora dela. É escrito com uma mistura de sangue de touro e azeite de oliva. Tem um simbolo que significa vitória e tem de ser escrito em latim. São previlégio apenas das pessoas que conseguem doutorar-se nesta universidade.

As paellas do nosso almoço!!! Hummmm… Delícia!!!! e em baixo a Plaza Mayor:

Eu tenho muito mais fotos maravilhosas para pôr aqui, mas acho que já da para ter uma boa idéia. Qualquer coisa visitem os sites dessas cidades, que estão no link no começo do post ou vão lá pessoalmente! Não vão se arrepender!!! Aquilo é “muy bonito!”

Serra da Estrela

fevereiro 12, 2007 às 11:12 am | Publicado em Viagens em Portugal | 4 Comentários

Estava aqui pensando sobre qual viagem escrever primeiro, pensei, pensei e pronto, decidi: Serra da Estrela. Por que? Porque foi a última e a última esta sempre mais fresca na memória e tras sempre um gostinho na boca da comida que experimentamos, um cheirinho às coisas que vimos…

Mas para não me alongar em filosofias, vamos à Serra da Estrela:

A Serra da Estrela é a maior elevação em Portugal Continental, sim porque para quem não sabe, portugal se constitui daquele pequeno pedaço da Europa e mais algumas ilhas sendo elas a Ilha da Madeira e os Açores, um arquipélago. Mas voltando à Serra, ela tem 1993 metros de altitude e perde apenas para o Pico, nos Açores em altitude na República Portuguêsa.

Aqui, apesar de frio, não chega a nevar em todo o país, salvo algumas excessões como aconteceu no ano passado e nesse ano em Lisboa, mas geralmente neva apenas em algumas regiões do norte e nas Serras, principalmente na Serra da Estrela, então, esse é o destino preferido no inverno, para quem gosta de esportes da época fria.

Desde que mudei para cá vou lá todos os anos, além da neve a serra tem outras coisas que encantam: a paisagem linda com e sem neve, o queijo que é maravilhoso, os cães da serra da estrela, uma espécie que só existe lá e são maravilhosos e mansinhos, o museu do pão em Seia e ainda se pode comer muito bem por aqueles lados.

Esse ano, pela primeira vez encontrei uma Serra da estrela quase sem neve, o que eu nunca tinha visto nessa época do ano… Foi uma pena porque subimos mesmo à procura da fofura branquinha da neve. Mas não desanimamos e acabamos por ver algumas outras coisas bem interessantes como a lagoa comprida e a paisagem sem neve.

Serra da Estrela em 2006:

Como da pra perceber, quase sem neve, mas vou ficar devendo para vocês as fotos da Serra em anos anteriores porque o CD com as fotos está emprestado, mas prometo atualizar isso assim que os tiver de volta, ok?!

Na ida resolvemos conhecer algum lugar que ficasse pelo caminho, para aproveitar a viagem para aqueles lados, e optamos por Linhares da Beira, que eu já conhecia, mas não o restante do grupo. Foi uma ótima escolha porque é uma terra linda, muito conhecida pela prática de parapente e porque eu pude conhecer o castelo por dentro, coisa que não consegui fazer na primeira vez que lá fui porque estava fechado.

Linhares Linhares Linhares

Castelo de Linhares Castelo de Linhares Castelo de Linhares

linharesserradaestrela-026.jpg linharesserradaestrela-027.jpg linharesserradaestrela-030.jpg

Próxima Página »

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.